Apraxia de Fala na Infância
O que é?
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio neurológico no planejamento e programação motora da fala, que afeta a produção e sequências de sons da fala da criança.
Ela possui como característica uma falha no cérebro ao tentar planejar e programar a sequência de movimentos da mandíbula, dos lábios e da língua para formar frases e produzir sons, ainda que seu cérebro saiba o que quer falar.
Essa alteração funcional afeta a precisão e a consistência necessárias dos movimentos que produzem a fala e os sons na ausência de déficits neuromusculares.
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Apraxia de Fala na Infância
Os Sinais
As crianças diagnosticadas com com Apraxia de Fala na Infância , geralmente, compreendem perfeitamente a linguagem, mas possuem muita dificuldade ao falar. É um grande desafio conseguir planejar e programas os movimentos da fala no tempo e ordem corretas.
Dentre os principais sinais dessa alteração, podemos citar:
- Bebês com baixa interatividade;
- Primeiras palavras aparecem posteriormente à idade condizente;
- Dificuldade em expressar-se;
- Os sons da fala não são produzidos de maneira correta para a idade condizente;
- Maior dificuldade para imitar frases e palavras longas;
- Dificuldade ao mastigar determinadas consistências;
- Movimentação nas estruturas orais comprometidas;
- Hipersensibilidade na região oral;
- Coordenação global desorganizada;
- Desaprender palavras já conquistadas;
- Apresentar dificuldades escolares;
- Apresentar problemas emocionais, como baixa autoestima.
Causas
Apraxia de Fala na Infância pode ser “pura”, quando é específica e não está associada a uma outra condição, ou então também pode estar associada a outras condições, tais como:
- Síndrome de Down;
- Síndrome do X-Frágil;
- Síndrome de Prader-Willi;
- Transtorno do Espectro Autístico (TEA).
Tratamentos
Existem diversos tratamentos para a Apraxia de Fala na Infância. Para saber qual o mais indicado e eficaz, é necessário, primeiro, um diagnóstico preciso sobre o caso.
Procure um Fonoaudiólogo que tenha experiência com crianças, que trabalhe com desenvolvimento de fala e de linguagem, e que seja capacitado para um diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção adequado.