Apraxia de Fala na Infância
Mariana Appezzato • December 7, 2023
A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio infantil do controle neurológico dos sons da fala no qual a precisão e consistência dos movimentos subjacentes da fala são prejudicados na ausência de déficits neuromusculares (ex. Reflexos anormais, tônus alterado).
Pode ocorrer como resultado de um distúrbio neurológico conhecido, em associação com complexos distúrbios neurocomportamentais de origem conhecida ou desconhecida, ou como um distúrbio dos sons da fala idiopático neurogênico. O comprometimento central no planejamento e / ou programação de parâmetros espaço temporais de sequências de movimento resulta em erros na produção de som da fala e prosódia.

Sinais de AFI
1.Distorções de vogais;
2.Erros de vogais;
3. Substituições (não usuais inconsistentes);
4.Dificuldade nas configurações articulatórias iniciais ou movimentos de transição (fonemas/sílabas);
5. Procura/Tateio articulatório;
6. Acréscimo de sons;
7. Aumento da dificuldade nas palavras multissilábicas;
8. Segregação de sílabas;
9. Velocidade lentificada/diadococinesia;
10. Erros de acento (lexical/frasal); Stress igual.

Ao conversar, desça a altura dela, olhe nos olhos e fale mais lentamente. Controle a ansiedade e permita que ela tente realizar suas atividades sozinha. Se a criança começar a falar e titubear, espere, não complete a sequência por ela. Se está tentando vestir uma roupa, de um tempo para que ela tente antes de ajudá-la. Use gestos! Balance a cabeça ao dizer não, coloque a mão na barriga ao perguntar se ele está com fome... Associar o gesto ao som facilita a compreensão. Descreva o que está fazendo. Por exemplo, no banho fale: “mamãe vai lavar a sua cabeça, vamos esfregar a barriga, agora cadê o seu pé?” Repita a mesma palavra em várias frases diferentes. Ex: você quer ÁGUA? Mamãe vai pegar ÁGUA para você. Olha o copo, vamos colocar ÁGUA nele. Agora você irá beber a ÁGUA. Converse com seu bebê nas atividades de vida diária (banho, alimentação, trocas de fraldas, vestuário). Use fala simples, concreta, com bastante entonação e expressão facial. Pronuncie adequadamente as palavras e evite o uso de diminutivos, seja o modelo que a sua criança precisa. Responda a vocalizações e balbucios (converse, olhe, toque, sorria). Ensine o nome dos objetos, pessoas familiares e ações.

02-04 meses: Gritos de euforia - os bebês fazem quando estão felizes 04-06 meses: Risos - seu bebê começa a rir Reprodução vocal- Seu bebê começa a explorar a boca com a língua, criando sons como vibração de lábio, estalidos de língua, Balbucio precoce- Este é um jogo de som auto-iniciado que seu bebê faz combinando consoantes (p,t,k,b,d,g) com vogais (por exemplo,,"ba" "pa") 06-08 meses: Balbucio Reduplicativo- Seu bebê usa a mesma série de sílabas consoante-vogal ou vogal-consoante ("bababa") 08-10 meses: Balbucio não reduplicativo - consoantes e vogais podem diferir de uma sílaba para outra (por exemplo, "pa-ma-pa-ba") 10-12 meses: Jargão- Seu bebê usa entonação de conversa que começa a soar como a fala de um adulto sem palavras reais! Aproximação de palavras- Sons que são usados consistentemente para rotular itens específicos (por exemplo, "ma" para mais) Importante lembrar que esses são marcos, significando o que a MAIORIA dos bebês pode fazer. Seu bebê pode estar atingindo esses marcos desde o início ou pode precisar de um pouco de apoio adicional para ajudá-lo a alcançá-los.

💛 06 meses: Não sorri em resposta a um estímulo ou não vocaliza; 💛 09 meses: Não responde ao seu nome; 💛 12 meses: Não aponta e/ou não balbucia; 💛 15 meses: Não fala papai/mamãe/não e não entende não e tchau; 💛 18 meses: Só fala mamãe e papai (vocabulário reduzido); 💛 02 anos: Fala menos de 40 palavras ou não combina duas palavras; 💛 02 anos e 06 meses: Fala pouco inteligível para a família; 💛 03 anos: Não elabora frases; 💛 03 anos e 06 meses: Fala pouco inteligível para estranhos.

Vocalizações, balbucios e jogos vocálicos limitados; Inventário de consoantes e vogais limitados; Atraso no desenvolvimento da fala; Dificuldade com sequências de sons e sílabas; Erros de fala inconsistentes; erros de fala atípicos; Aumento de erros em palavras de maior extensão; Esforço associado à fala; Grande interesse para se comunicar e interagir (uso de gestos, sons; Baixa clareza na fala; Perda frequente de palavras produzidas anteriormente; Dificuldade para combinar sílabas diferentes; Tateio articulatório; dificuldade ou seletividade alimentar; Alteração sensorial.